Você sabia: santos e santas que foram leigos
Conheça alguns santos e santas que foram leigos e que também foram celebrados no mês de agosto
25.08.2022 - 09:39:54
Agosto é o mês dedicado às vocações. No último final de semana lembramos a Vocação do leigo e do catequista. Pelo batismo, somos chamados a viver a missão de leigos na Igreja e na sociedade. Pensando nisso, este ‘você sabia’ irá falar de alguns santos e santas que foram leigos e que também foram celebrados no mês de agosto.

Santa Rosa de Lima:
Antes chamada de Isabel, esta santa nasceu em Lima, no Peru. Era a décima de treze filhos da família Flores de Oliva, nobre espanhola. Sua ama, Mariana, de origem indígena, passou a chamá-la de Rosa, pela incrível beleza que a caracterizava. Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Já adolescente, enquanto rezava diante da imagem da Virgem Maria, decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística, compreendendo o mistério. Além disso, Rosa reviveu, na sua carne, a Paixão de Jesus, por duas intenções: a conversão dos espanhóis e a evangelização dos povos indígenas.

São Bartolomeu:
Este santo foi um dos doze apóstolos de Jesus e conviveu com ele no tempo da vida pública e pôde contemplar, no dia a dia, o conteúdo de sua própria profissão de fé. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local, conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas. São Bartolomeu foi martirizado por ordem do governador local, que não aceitou a pregação do cristianismo em suas terras. Ele foi vítima de esfolamento de toda a sua pele.

Santa Lídia:
Padroeira dos tintureiros e comerciantes, Santa Lídia foi a primeira mulher a se tornar cristã na Europa e uma das primeiras aclamadas santas e veneradas desde o início do cristianismo. Lídia era uma mulher rica, influente, líder e empreendedora. Comerciava itens de púrpura na Grécia. Santa Lídia influenciou não apenas sua família como também outras mulheres e pessoas de todos os tipos com quem lidava em seu comércio. Por isso, ela também foi missionária, mostrando através de seu testemunho, a verdade sobre Jesus Cristo. Ela é uma das grandes responsáveis pela sustentação da Comunidade Cristã de Filipos. Santa Lídia e São Paulo tiveram um profundo laço de amizade cristã, admirado por todos.

São Tarcísio:
Padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários, Tarcísio era um menino com muita coragem. Durante a perseguição de Valeriano, muitos cristãos foram presos e martirizados. Enquanto estavam na prisão esperando a morte, esses cristãos desejavam receber a Santa Eucaristia. São Tarcísio, com apenas 12 anos, pediu para o Papa Sisto II se ele poderia desempenhar esta função, e assim se fez, mas foi impedido desta missão por algumas pessoas, que tentaram arrancar as hóstias de suas mãos, bateram e apedrejaram o menino. Mesmo depois de morto, São Tarcísio não soltou o corpo de Cristo em suas mãos, segurava-as com uma força sobrenatural.
***
Sabemos que há muitos leigos e leigas que se dedicaram à santidade e hoje conhecemos alguns deles e suas histórias. Ser leigo é uma vocação, pois também é uma forma de dizer sim ao chamado de Deus, sendo parte fundamental para a evangelização do amor de Cristo. Você se inspira em algum Santo ou Santa que mencionamos aqui? Conhece outros santos da nossa Igreja que também são leigos? Conta pra gente nas redes sociais da diocese.




Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.