Palavra do Bispo: É tempo de encontrar, escutar e discernir. Etapa diocesana do Sínodo
Confira o artigo de Dom Francisco Carlos Bach para o mês de novembro
03.11.2021 - 10:45:39

Dom Francisco Carlos BachBispo da Diocese de Joinville
No dia 20 de maio de 2021, o cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo, escreveu uma carta a todos os bispos, a pedido do Papa Francisco, sobre o próximo Sínodo dos Bispos, a realizar-se em outubro de 2023 com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Esta carta expressa o desejo pessoal do Santo Padre de que o caminho sinodal seja empreendido de forma comunitária, a fim de que todos cresçam em uma experiência concreta de sinodalidade.
O secretário geral do Sínodo afirma que “considerando a importância deste caminho para o bem da Igreja, tanto universal como Local, se tivesse sido possível eu teria vindo apresentá-lo pessoalmente a todos os bispos. Tê-lo-ia feito com prazer, não só porque seu conteúdo deve ser comunicado com a devida delicadeza, mas também porque desde o início desta aventura eclesial desejo estar perto de todos vocês, a fim de encorajá-los e apoiá-los nesta jornada junto com o povo de Deus a vocês confiado. Estamos todos ‘conectados’ e, portanto, a contribuição de todos é preciosa neste processo de escuta recíproca no Espírito Santo”. Na continuidade, o cardeal reafirma que o Sínodo é um caminho compartilhado, sublinhando a importância da fase de consulta diocesana.
No dia 10 de outubro, o Papa Francisco inaugurou o caminho sinodal celebrando a Missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma. No dia 17 de outubro começou a fase em cada diocese do mundo, também aqui na Diocese de Joinville, a chamada fase de escuta. Ela será concluída até o dia 15 de agosto de 2022.
O Papa Francisco pede a cada diocese que reúna seus fiéis e, juntos, façam um caminho de reflexão sobre a realidade atual, contemplando as diversas realidades vividas. O grande objetivo desta etapa é dar voz para todos. É momento para refletir sobre as alegrias e os desafios, para partilhar a responsabilidade pela missão comum, enfim, aprender a fazer um caminho “juntos”.
Certamente existem muitas alegrias, mas também muitos desafios. É uma grande oportunidade que a Igreja nos proporciona para encontrar e refletir sobre todas estas situações. Isto é sinodalidade: fazer um caminho juntos. É uma grande oportunidade para parar, sentar e refletir como está a paróquia, como está a diocese e onde queremos chegar!
Tudo o que for refletido será registrado por um secretário e enviado ao Secretariado de Pastoral da Cúria Diocesana de Joinville, que fará uma síntese do material enviado, no máximo em 10 páginas, e repassará para a CNBB, após a reunião pré-sinodal, momento culminante da fase diocesana.
Assim estaremos dando a contribuição da Diocese de Joinville, atendendo ao pedido do Santo Padre, para que as fases posteriores do Sínodo se realizem, com a última etapa em outubro de 2023, em Roma. O Papa Francisco, na abertura do Caminho Sinodal, afirmou: “Queridos irmãos e irmãs, bom caminho em conjunto! Sejamos peregrinos enamorados do Evangelho, abertos às surpresas do Espírito Santo. Não percamos as ocasiões de graça do encontro, da escuta recíproca, do discernimento. Com a alegria de saber que, enquanto procuramos o Senhor, é Ele quem primeiro vem ao nosso encontro com o seu amor”.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Dom Francisco Carlos Bach