O padre e a Catequese
Na Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Comasa, as visitas do pároco às novas turmas de catequizandos já estão ocorrendo
19.10.2021 - 17:14:00

(Na foto acima, pároco Gilson Siqueira Alves visita novas turmas de Catequese da Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Comasa)
O papel do padre na formação cristã dos fiéis a ele confiados é de grande significado. “Entre os frutos gerados por um trabalho generoso e abnegado do sacerdote podemos citar a unidade fraterna, característica essencial de uma comunidade”, lembra a coordenadora diocesana de Catequese da Iniciação à Vida Cristã, Andréia Bonet.
Segundo ela, o Diretório Nacional de Catequese (DNC), no número 235, afirma que “a catequese consolida a vida da comunidade”. Por isso, “a Igreja é convidada a consagrar à catequese os seus melhores recursos de pessoal e energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de a organizar melhor e de formar para a mesma pessoas qualificadas” (CT 15; cf. CDC 775).
Andréia reforça que a diocese deve sentir-se responsável pela catequese, num trabalho conjunto com os presbíteros, diáconos, religiosos, catequistas e membros da comunidade, em comunhão com o bispo (DNC, 235).
Por esse motivo, segundo ela, os padres se fazem presentes na entrada ou saída das turmas de catequese para acolher os catequizandos e seus familiares, acompanhar os catequistas e fortalecer a equipe de coordenação paroquial. Paróquia São Paulo Apóstolo
Em consonância com o DNC citado por Andréia Bonet, na Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Comasa, as visitas do pároco Gilson Siqueira Alves às novas turmas de catequese já estão ocorrendo (fotos abaixo e no alto). As crianças vibram, pois muitos apenas veem o padre no altar e nunca haviam tido esse contato tão próximo com o sacerdote de sua comunidade. Padre Gilson Siqueira Alves estará se organizando para também visitar as outras turmas de catequese da paróquia.
(Crédito das fotos: Vanessa Mondini, coordenadora paroquial de Catequese)

Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação e Catequese de IVC