Artigo: Homenagem ao padre Higino
13.07.2020 - 09:54:35
Nascido na cidade de São Ludgero, sul de Santa Catarina, Higino Rohden, 87 anos, foi o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Itaum. Com 62 anos de sacerdócio, Padre Gino, como assim era chamado, tinha um grande amor pela Bahia, pelos pobres e suas abelhas.
Na Bahia o sacerdote trabalhou no Projeto Irmãs, na Diocese de Rui Barbosa. Homem humilde e desprendido nunca negou ajudar as pessoas necessitadas, arrecadava cestas básicas e distribuía para quem precisava. Seu papel dentro da Igreja era não alimentar as pessoas somente de fé, mas também saciar a fome física que alguns fiéis possuíam.
Ele foi pároco durante dez anos na Paróquia do Itaum, participou da fundação de várias comunidades na região sul de Joinville, atualmente algumas já são Paróquias. Entre elas se encontra a comunidade de vida Arca de Aliança, onde foi ele que abençoou os jovens fundadores no ano de 1986. “Padre Gino dava muita oportunidade para o surgimento de novos ministérios e confiava muito nos leigos, por isso fundava as comunidades e deixava os fiéis atuarem”, relata Maria do Carmo Bergui.
“Era um padre liberal”, conta José Carlos Bergui. O missionário cativava os leigos e os possibilitava a serem instrumentos de evangelização, procurava as vocações que cada um tinha e dava a liberdade para cada fiel exercer o seu papel.
O sacerdote gostava de preparar suas homilias no pátio da igreja e tinha como passatempo a produção de mel. Durante algumas madrugadas, período do dia que ele dizia que as abelhas estavam mais calmas, colocava sua roupa de apicultor e ia retirar o mel para colocar em recipientes e distribuir para as pessoas. No seu carro sempre possuía seus remédios homeopáticos para atender quem precisava, existem muitos relatos de pessoas que se curaram após seguirem as instruções do padre.
Frases como “sempre às ordens” e “se não tiver cafezinho não é reunião”, lembram a passagem do padre Higino na Paróquia. Sua comida preferida era arroz com feijão, e as frutas que não podiam faltar em sua casa eram banana e mamão.
Padre Gino teve um papel fundamental para implantação e formação das pastorais em nossa paróquia. Seu legado missionário ficará guardado em muitos corações.

Receba notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp. Clique aqui para se inscrever na lista de transmissão.

Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Gabriel Hellmann | Paróquia Nossa Senhora de Fátima Itaum
Fotógrafo Divulgação