Adipros realiza ação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Atividade acontece nesta quinta-feira (15) no Shopping Mueller com participação de membros da Pastoral da Pessoa Idosa
15.06.2023 - 09:15:10

Nesta quinta-feira (15 de junho), a Adipros (Associação Diocesana de Promoção Social) realiza ação de conscientização contra a violência da pessoa idosa. Das 10h às 22h, no Shopping Mueller, serão distribuindo panfletos informativos alertando sobre os cuidados com os idosos. A data escolhida para ação é, desde 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
A ação acontecerá no piso térreo do shopping, ao lado da feirinha. Além dos materiais que serão distribuídos, os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) estarão à disposição para conversar. Ao longo do dia, será possível tirar dúvidas sobre como proceder em caso de violência sofrida ou presenciada contra idosos.
A violência contra pessoa idosa é crime. Casos de violência podem ser denunciados pelo Disque 100. A denúncia pode ser feita pelo idoso ou por quem tiver conhecimento das violações. Apenas de janeiro a maio de 2023 o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu mais de 47 mil denúncias. A violência contra a pessoa idosa pode ser física, psicológica, negligência e exploração financeira ou material.
A Adipros espera que essa iniciativa sirva de inspiração para outras organizações e para a sociedade em geral para promover uma mudança real na mentalidade e nas atitudes em relação à violência contra idosos. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e respeitoso para todas as pessoas, independentemente da idade.
Sobre a AdiprosA Associação Diocesana de Promoção Social é uma organização sem fins lucrativos que promove os trabalhos de promoção humana da Diocese de Joinville desde 1967, atuando nas áreas sociais e comunitárias. Entre suas frentes de trabalho estão o Lar do Idoso Betânia e o Centro Dia do Idoso Dulce dos Pobres.
O Lar do Idoso Betânia é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que tem como objetivos o acolhimento, acomodação, tratamento especial e acompanhamento profissional a idosos totalmente carentes e outros com alguma capacidade de pagamento. O Centro Dia do Idoso Dulce dos Pobres é um centro de convivência para idosos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do centro é proporcionar o acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados no decorrer ou em parte do dia.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação