50 anos: paróquia de Barra Velha comemora Jubileu de Ouro
Na celebração, haverá o rito de dedicação do altar e da igreja
12.09.2022 - 11:18:21

Em 19 de setembro de 1972, Dom Gregório Warmeling assinou o decreto de criação da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barra Velha. O pedido pela instituição da nova paróquia na região foi realizado pelo padre Anibal Círico, que na época era pároco em Araquari. Sendo assim, neste ano, prestes a completar 50 anos de fundação e comemorar o Jubileu de Ouro, a paróquia se prepara para esta data que é tão importante para a comunidade.
Para celebrar os 50 anos da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barra Velha, foi preparada uma celebração solene, que irá acontecer no dia 18 de setembro, próximo domingo, às 10 horas. Durante a Missa, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Carlos Bach, será realizado o rito de dedicação do altar e da igreja.
Dedicação do altar e da igreja
Para este rito solene, a liturgia da Missa é própria e consiste em dedicar, ungir, incensar, revestir e iluminar o altar e as paredes da igreja. Cada parte conta com um rico simbolismo, onde, ao final de toda a celebração, tem como objetivo ressaltar a dignidade do templo e a sacralidade do lugar, ou seja, dedicar a Deus para sempre que aquela igreja (templo físico) é um local onde a comunidade cristã se reúne para celebrar sacramentos, ouvir a palavra de Deus e rezar, sendo destinada unicamente a reunir o povo do Senhor e a ser casa de Deus.
História da Paróquia
Em agosto de 72, o padre Anibal Círico expediu o ofício com o pedido de criança da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barra Velha, tendo como preceito os seguintes motivos:1º - A dimensão territorial ;2º - O grande movimento religioso;3º - O desejo ardente dos interessados (1400 famílias);4º - Perspectivas de desenvolvimento.
Quando decretada a criação, faziam parte da nova paróquia as seguintes capelas/comunidades:
São João Batista e São João do Itaperiú;Santa Luzia, na Praia de Itajuba;São Sebastião, em Medeiros;Cristo Rei, em Santa Cruz;Santo Antônio, em Santo Antônio de Itaperiú;Santa Luzia, em Santa Luzia;Nossa Senhora Aparecida, em Porto do Itaperiú;Nossa Senhora da Saúde (esta só juridicamente há 25 anos), em Ponte do Itapocú.
Desde sua criança, a igreja já passou por diversas mudanças e reformas. Atualmente, além da Comunidade Matriz, fazem parte da Paróquia Divino Espírito outras seis comunidades, todas localizadas também no município de Barra Velha:
- Comunidade Imaculada Conceição;- Comunidade Nossa Senhora da Saúde;- Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;- Comunidade São Cristóvão;- Comunidade São Francisco de Assis;- Comunidade São Pedro Apóstolo.
São João Batista e São João do Itaperiú;
Santa Luzia, na Praia de Itajuba;
São Sebastião, em Medeiros;
Cristo Rei, em Santa Cruz;
Santo Antônio, em Santo Antônio de Itaperiú;
Santa Luzia, em Santa Luzia;
Nossa Senhora Aparecida, em Porto do Itaperiú;
Nossa Senhora da Saúde (esta só juridicamente há 25 anos), em Ponte do Itapocú.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação